Operadoras não obedeceram o prazo para consertar linhas de telefone fixo.
Vivo e Oi
A
Anatel volta a aplicar multas às operadoras que descumpriram metas de
qualidade. Desta vez, o alvo da agência é a Vivo e – de novo – a Oi.
Segundo
a Folha, a Telefônica Vivo foi multada por não atingir uma meta de
qualidade no atendimento ao consumidor. Trata-se do reparo de telefones
fixos: a operadora não obedeceu os prazos para consertar suas linhas, e
por isso terá que pagar R$ 3,9 milhões.
A Vivo pode ter
desconto, no entanto: se ela não recorrer da decisão à Anatel, paga só
R$2,9 milhões. A operadora lembra que este problema foi identificado em
2011, e diz que “já foi superado com os investimentos realizados” – mas
não revela se vai recorrer.
Por sua vez, a Oi foi multada
de novo, desta vez por não atingir metas mínimas de universalização na
telefonia fixa. A multa é de R$ 4,6 milhões. A Oi recorreu desta decisão
na Anatel, mas a agência deu um “desconto” de apenas R$ 18.000.
Segundo
a Anatel, não cabe mais recurso na esfera administrativa. No entanto, a
Oi lembra que isso se refere a uma fiscalização feita em 2002, e diz
que vai recorrer na Justiça.
Na semana passada, a Oi foi
multada em R$34,2 milhões por má qualidade nos serviços de telefonia
celular, tanto na Telemar Norte Leste (atua na Amazônia) como na 14
Brasil Telecom Celular (atua no Sul e Distrito Federal). Segundo o G1,
foram diversas metas não-cumpridas: taxa máxima de reclamação de
clientes; taxa de resposta ao usuário; taxa de recuperação de falhas ou
defeitos; entre outras.
Os problemas se referem principalmente ao ano de 2009. A Oi avisa que também vai recorrer desta decisão na Justiça.
Fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário