terça-feira, 13 de agosto de 2013

O BOI-DE-JANEIRO: O mais tradicional espetáculo folclórico da região

O Boi-de-Janeiro de Pedra Azul é uma tradição da cidade há décadas e pode ser considerada a parte do nosso folclore que se manifesta de forma mais expressiva. É festejado junto às festividades de Santo-Reis. Do dia 1º a dia 06 de Janeiro, o boi percorre as ruas da cidade com o acompanhamento de reiseiros que fazem o ritmo para que o boi saia ‘sambando’. O ritmo é mais chegado para o Afro, com gaitas, sanfona, pandeiro, triângulo, caixa e bumbo. A pessoa que comanda o Reisado é chamado de “Mestre” e acompanha os instrumentistas no decorrer dos dias em que o boi entra em cena. A apresentação se faz nas ruas, casas de famílias, praças, não faltando à festa a tradicional boneca-gigante chamada “Maria Tereza”.
As cantigas do reisado são bastante interessantes, caracterizando bem a gente do Vale do Jequitinhonha. A confecção do Boi –de  - Janeiro vai da armação de bambu, arame, ripa de madeira e papelão. A cabeça é de boi de verdade e  a vestimenta de chitão. Os complementos são confeccionados em papel seda e papel laminado. A Maria Teresa, acompanhante do boi, é produzida com balaio, taquara e bambu: Isto constitui o seu corpo. Os braços são de pano e o vestido de chitão colorido em tons bem vivos, com o pescoço e a cabeça de enchimento, destacando-se a grande peruca loira ou outra cor de preferência. A sua falta de beleza cria um paradoxo junto à sua simpatia. No decorrer da apresentação tem a contradança, que fica a critério do dono da casa, apresenta-la ou não. Quando o dono da casa solicita, os instrumentistas apresentam apenas com o bumbo, caixa, triângulos e palmas. Neste momento, o mestre joga o verso, o boi e a boneca dançam num passo miudinho, dando rodadas e mais rodadas. Neste momento, os acompanhantes responde aos versos cantados pelo mestre. Quando o boi deixa  a casa, recebe uma pequena importância de gratificação pelo espetáculo apresentado e os reiseiros, então fazem o agradecimento em verso:

Deus lhe pague a tua esmola
Deus lhe dê muito o que dá
No reino do só se vendo
Sentando em um bom lugar
Deus lhe pague a tua esmola
O senhor e a senhora
Sua cama está bem feita
Nos pés de Nossa Senhora.

O primeiro Boi-de-Janeiro foi confeccionado por Preto Guarda, que residia no Bairro Getúlio Vargas. Falecido, seus descendentes deram continuidade à sua arte.
No último dia do reisado do boi, este é novamente enfeitado para o término das festividades que finaliza com um terço, comes e bebes, e acerto de contas das despesas do decorrer dos dias de apresentações. A armação do boi, no entanto, é aproveitada para o Janeiro Seguinte. Além dos familiares de Preto Guarda, temos ainda como mestres, Manoel Chamego, Joaquim Guedes e filhos, Manoel Chamego, o eterno Seu Íris, Zé Buchino, Alipinha, dentre outros.

7 comentários:

  1. http://youtu.be/2tcgYTaWvtI

    ResponderExcluir
  2. Sarava!
    Aproveito a ocasião para corrigir algumas coisas:
    O Boi de Janeiro chega à Pedra Azul ainda no século XIX.
    O Boi de Janeiro pertence, como os outros Bumba Meu Boi,
    ao ciclo do gado no Brasil.
    O Boi de Janeiro de Pedra Azul veio da Bahia e têve entre
    os seus maiores incentivadores a familia Almeida, que deu
    o grande passo e incentivo ao comércio de gado na região e, mesmo,no Brasil e na América Latina. Pesquisem sobre Teopompo Almeida, Netércio, João, Alirio, Aurino, Hormino de Almeida e os demais Irmãos Almeida. Que eu lembro, o Mestre Léro do Boi fazia os Bois no quintal da casa do Sr. Netércio de Almeida e, com os seus foliões, fez durante muitos anos, parte dos Autos Pastoris Natalinos organizados por Dona Mariade de Almeida. Nos, Valdete e eu, adoravamos assistir e ajudar o Mestre Léro naquele magico trabalho!
    O Maior de todos os Grandes Mestre do Boi de Janeiro de Pedra Azul e da região foi " Léro do Boi ", um tio de Batatinha, de Valdete do Caminhão. Mas antes dele tivemos muito outros assim como os seus trisavos, bisavos, avos, etc. O Sêu Iris e o Povo da Dona Isaura pertenceram à Folia de Léro do Boi. Prêto Guarda também. Mas nos temos um Povo altamente tradicional de Reisado & Boi de Janeiro que é o Povo do Sêu Zé Lebãnca e Dona Elvira. Este povo fazia, além do Reizado/Boi de Janeiro, varias outras folias e manifestações culturais, tais como "A Caboclada, Os Caboclinhos, Abolição, Festa do Rosario, Festas Juninas, Novenas da Chuva... e muitas outras manifestações culturais."
    Lembro de um Reisado muito tradicional e sério que era a Folia dos Santos Reis de Sêu Geraldo da Formosa, pai de Santão, Jésus, Fia e outros. Este contava com uma dupla de reiseiros excelente! que era Zé Nôvo, marido de Fia, e Rodrigo.Tenho muitas coisas gravadas em fitas K7 e na memoria. Em 1953, eu, ainda bebê, fui "Deus Menino" no Presépio de Sa Loura Antunes, que morava na mesma rua de Zé Lebãnca/Sa Elvira. A Folia de Reis que mais encantou Pedra Azul foi organizada por Dona Mariade, que contou com o Povo de Sêu Zé Lebãnca, Maria da Cruz, as irmãs Odilina, Maria, Sinhãna Prêta, Jacira Prêta, o Povo do Tibiras... etc. Quem fez o Boi de Janeiro, tocou a sanfona, dirigiu a folia do Boi na Rua foi o Mestre Léro do Boi. Quem dançava debaixo do Boi era o João Gàgo. Depois foi o Geraldo de Cunegune, mas Trombone, irmão de Cosme & Damião, Leticia e Bérré, também era grande Folião dos Santos Reis. Os seus filhos herdaram dele este gôsto.
    Estarei em Pedra Azul no mês de dezembro, se Deus quiser! Ai, se vocês quiserem conhecer mais sobre as Nossas Identidades Culturais... é so me procurarem. Venham com cãmaras, gravadores... que o papo sera infinito!
    Abraços
    Heitor de Pedra Azul
    http://youtu.be/2tcgYTaWvtI

    ResponderExcluir
  3. A boneca que acompanha o Boi é uma alegoria de tradição ibérica, que foi trazida para o Brasil pelos Portugueses.
    Ela representa a rainha espanhola Catarina de Aragão, no quarto da qual o grande poeta/escritor Gil Vicente apresentou pela primeira vez o "Auto de Vaqueiro". Em muitos outros Bumba Meu Boi brasileiros
    esta boneca chama-se, tradicionalmente, Catirina!
    Em Pedra Azul, na fase aurea dos Santos Reis & Boi de Janeiro,
    a musica cantada para a Catirina era: "A muié do aragão têve dois
    Aragãozin. Um é prêto e outro é branco. Todos os dois barrigudin!"
    Os ritmos e a flautas são muito mais de herança ibérica/lusitana/indigina brasileira do que afro, apesar de ter, também, boa dose de influências, pois, naqueles tempos, a população de escravos africanos e a mestiçagem geral era muito avançada.
    Informo que o Povo Brasileiro, em geral, tem, pelo menos, 60% de sangue Indio! Pois as mulheres brancas, em massa, so começaram a chegar ja no século XIX. E os cruzamentos com as Nêgra, também, foi mais tarde. No principio, a grande massa escrava, era India e Nêgro. Dai, mesmo os Negros do Brasil terem boa parcela de sangue Indio. Em Pedra Azul, a população foi formada, basicamente por sangue Indio. Dai as nossas Mulheres serem lindissimas!!! Os meninos são bem mais ajeitadinhos do que os de muitas outra ciddes do Brasil... são lindissimos! Eu olho no espelho e confirmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...!!!
    O Povo de Pedra Azul é Indio, quase puro. Dai a valentia, destresa,
    nobreza, capacidade, a Arte, Musicalidade, montaria, conhecimento da natureza e dos animais... etc. dos nossos excelentes Vaqueiro!!!
    Abreijus
    Heitor de Pedra Azul

    http://youtu.be/2tcgYTaWvtI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por essas e mais outra é que temos que por um fim na invasão de religiões e igrejas estranhas e evangélicas que estão sufocando e matando as nossas identidades culturais!!!

      Excluir
  4. Correções: Indigenas. Vaqueiros...
    * Mas deve ter mais a corrigir. Corrijam, por favor.
    Abrs
    Thô

    http://youtu.be/2tcgYTaWvtI

    ResponderExcluir
  5. Depois falaremos sobre as "Contra-Danças" e sêu Andrézin do Pé da Ladeira, pai de Maria de Nênga, Manél, Bibiu, Gerolino, etc.
    ele foi grande violeiro e folião também.
    Foi jagunço e heroi. Inventou contra-danças e danças de guerra!

    ResponderExcluir
  6. Sarava Eventos Culturais apresenta o show " Brasil Sertão e Mar " Agenor de Oliveira, Cayê Milfont e Heitor de Pedra Azul vozes e violões Sabado 7 de dezembro de 2014 A partir das 21hs No Parque de Exposições Getulio Vargas Pedra Azul - MG Convidados: Eliz Britto, Hendrick Souza, Toninho Muquiça, Nêm de Mênça e Ori Ramos Mesa/4 pessoas: 80,00 - Ingresso individual: 20,00 Informações e reservas com Will Nascimento: Tels. 33 37513521, 91253899 e 99380541 Ou no endereço: Praça Hormino de Almeida, n°214 39970-000, Pedra Azul - Minas Gerais * Repassem esta idéia, por favor. Merci bien! * www.myspace.com/heitordepedrazul

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...