A maioria das pessoas que não residem e não conhecem o Vale do Jequitinhonha, tem uma concepção estereotipada de que esse é o “Vale da Miséria”. Fomos taxados assim e assim permaneceremos se alguém não mostrar a verdadeira realidade desse lugar que ao contrário do que todo mundo pensa, possui cidades desenvolvidas, bons estabelecimentos de ensino, lazer, cultura, arte e belezas naturais. E Pedra Azul não é exceção. Cidade de artistas, Pedra Azul tem suas histórias pra contar. Que outra cidade poderia se gabar de ter presenteado a família real britânica com um exemplar das águas marinhas retiradas de sua própria terra? Politicamente forte, elegeu vários deputados estaduais e federais, interferindo no cenário político de toda região. Foi marco na educação onde os filhos das grandes famílias da região cursavam o nível médio. Como cidadãos que se destacaram temos Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Clemente Faria, João de Almeida, Cassiano Mendes, Dani Morais, dentre outros.
Este blog se destina antes de mais nada, a tentar obter esse reconhecimento tão merecido e alterar essa forma de pensamento grotesca sobre nosso povo. Conto com a sua ajuda para isso. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Pedra Azul, posso sugerir um livro chamado “Terras de Fortaleza - Gênese Política e Social do Município de Pedra Azul – MG” de autoria do Sr. Eder Machado Silva que você pode adquirir entrando em contato no e-mail terrasdefortaleza@hotmail.com.
Pedra Azul é uma cidade que anseia por crescimento. Lateja em suas ruas um sentimento de revolta e tristeza, de um lugar que quer atenção, porém padece com o descaso do poder público. Suas esfinges de granito gemem ao ver que o povo, rico culturalmente, sujeitam-se a atitudes mordazes e desvairadas.
ResponderExcluir