Começou no dia 10 de Outubro, uma discussão nas redes sociais, principalmente no facebook à respeito da vinda de um campi da UFVJM pra a mesorregião do Jequitinhonha.
Esta mesorregião é subdividida em cinco microrregiões representadas pelas cidades pólo Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina e Pedra Azul.
Destas cidades citadas, Almenara e Araçuaí provavelmente não concorrerão ao campi por já possuírem Instituições federais de ensino IFET’s, proporcionando cursos técnicos gratuitos a população enquanto outras cidades não possuem nenhuma instituição de ensino federal. A cidade de Pedra Azul possui a seu favor as cidades mais populosas que são Itaobim com aproximadamente 21000, Medina com 20000 e Pedra Azul com 25000 habitantes.
A mobilização iniciada e mantida por pedrazulenses interessados no desenvolvimento do município, requer do poder público municipal uma postura no sentido de buscar junto a reitoria da universidade a vinda do campi para Pedra Azul. O movimento já ganhou força com vários compartilhamentos e depoimentos de pessoas sobre o assunto incluindo personalidades de renome no mundo artístico.
O movimento agora pretende como forma de manter um comprometimento maior por parte da administração, iniciar um abaixo assinado que será disponibilizado em postos estratégicos da cidade e possivelmente na internet. O abaixo assinado pretende exigir no mínimo um termo de compromisso assinado pelo prefeito e pelo presidente da câmara dos vereadores em que ambos se comprometerão a buscar o campus para Pedra Azul. Demais detalhes serão divulgados em data oportuna.
A manifestação pode ser encontrada nos links "Discussão sobre a vinda de novo campus da UFVJM pra Pedra Azul", "Queremos a UFVJM em Pedra Azul" e "A UFVJM é do Vale e pode ser de Pedra Azul".
É de primordial importância que seja esclarecido que esta manifestação não objetiva nenhum fim político partidário e sim apenas o interesse de cidadãos que não querem mais deixar sua terra natal como condição extrínseca de se obter um diploma de nível superior.
O apoio das cidades vizinhas também é muito importante, já que estas também serão beneficiadas com a proximidade.
Podem ser encontradas algumas matérias a respeito em sites influentes de cidades do Vale como Aranãs, Jornal A Cidade e Gazeta de Araçua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário