segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nacional de Grafite: o que ela tem feito por Pedra Azul?

Tiago Porto


A NACIONAL DE GRAFITE E PEDRA AZUL

Dias atrás citei aqui que estava fazendo uma reflexão sobre o uma grande empresa de nossa cidade e seu real papel em relação ao município de Pedra Azul. Então, essa empresa é a Nacional de Grafite.
O meu questionamento é único: Essa grande empresa além de explorar, ela contribui para o desenvolmento de Pedra Azul? Analisei, busquei dados, fatos e no meu ponto de vista, a resposta é NÃO!
Não, a Grafite não faz nada pela cidade onde ela tira grande parte de suas riquezas. Se faz, faz ainda muito pouco perto do que deveria fazer.
E quem acha que a Nacional de Grafite faz, leia esse exemplo antes de continuarmos nosso papo:

"Parceria Prefeitura - Usiminas traz novos benefícios sociais para Cubatão.
Um Centro de Formação Tecnológica - CVT destinado à qualificação profissional de jovens do município com vistas, principalmente, ao desenvolvimento da Cidade em decorrência da exploração petrolífera da camada do pré-sal; reforma do Centro de Convivência do Idoso; reforma da Praça General Euclides de Oliveira Figueiredo; Plano de Manejo do Parque Cotia Pará, destinado à identificação de espécies e de áreas de preservação daquele espaço ambiental e criação de créditos especialmente para beneficiar o comércio local: estes são alguns dos novos benefícios sociais que Cubatão terá em decorrência de parcerias entre a Prefeitura e a Usiminas. Elas foram divulgadas nesta quarta-feira (09), durante visita que o presidente da empresa, Wilson Nélio Brumer, fez à usina de Cubatão e que teve como convidada especial a prefeita Marcia Rosa."
Postado por Departamento de Imprensa (Prefeitura de Cubatão SP)
Sex, 11 de Novembro de 2011 08:17
fonte e texto na integra: http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=5084%3Aparceria-prefeitura-usiminas-traz-novos-beneficios-sociais-para-cubatao&catid=10%3Anoticias-da-cidade&Itemid=50

Alguém por favor, se tiver conhecimento, além do clube da Grafite, que foi uma reivindicação de alguns funcionários, e que demorou anos pra sair, alguém por favor, me diga alguma ação social, cultural e algum investimento da Nacional de Grafite em Pedra Azul. Uma empresa que coloca essa informação no seu site "Os produtos da Nacional de Grafite são comercializados nos cinco continentes diretamente ou através de distribuidores e estão presentes em diversas aplicações na indústria mundial.", conseguindo vender seus produtos para todos os cantos do planeta, mas que não faz nada pela sua cidade onde ela tem a sua maior fonte de renda. Segue o site da empresa com todas as informações: http://200.169.251.3/grafite/Sobre.asp site onde a mesma se " Líder Mundial no Mercado de Grafite Natural Cristalino" e em grande parte, ao solo da nossa amada Pedra Azul.

Eu estive em Pedra Azul em Junho de 2011 e andei com meu pai pela cidade. E um comentário que eu fiz com ele eu faço aqui, que a empresa não tem coragem nem de asfaltar, mesmo que seja somente dentro da cidade, as ruas por onde passa os ônibus que dão acesso a saída da cidade em direção a fábrica, na fazenda Baixa Funda no distrito de Araçagi. Sim, em Junho a Av Dr Antero de Lucena Ruas e todo o trajeto que segue até o matadouro municipal estava buracos e mais buracos. Tudo bem, vão dizer que isso não é responsabilidade da empresa. Concordo, não é mesmo, é da Prefeitura, que aliás deixa a desejar em muitos pontos, e não importa quem esteja no comento da prefeitura, o povo do 25 ou o povo do 12. O que vem ao caso e que me indago é porque uma empresa desse porte, e dá pra conferir isso no próprio site da empresa todo seu valor, com escritório na Av Paulista em São Paulom o coração financeiro do país, não faz nada pela cidade onde ela mais explora. Não promove cultura, não faz parceria com a prefeitura para construção de espaços de laser para a população local e outros. E eu vejo que o povo pedrazulense e a prefeitura não cobra. Ficam de braços cruzados, sendo explorados, sem receberem nada em troca. Pedra Azul, não acha que essa empresa não deveria fazer mais do que ela faz? Se é que ela faça alguma coisa...
Repercussão pelo facebook: clique aqui

5 comentários:

  1. Com todo respeito, entendo seu ponto de vista mas creio que a Grafite não tem obrigação de fazer coisa alguma visto que jamais algo foi acordado entre ela e o município. O interesse deve partir desse lado.

    Assim como toda grande empresa, ela (a Grafite) visa lucros, o que ela vai ganhar investindo em uma cidade que não gera lucro indireto?

    O lucro é proveniente da mineração, que não é afetada por uma rua asfaltada, por uma injeção de verba no comércio local e nem por ação social.

    Respeito seu ponto de vista, no meu ponto de vista isso é coisa de gente mesquinha. Se não gosta faz melhor ou não "reclame".

    Apesar de alguns erros o artigo está bom, parabéns pelo blog.

    Morei em P.A um bom tempo.

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    1. Rita de Cássia Cordeiro de Souza19 de novembro de 2013 às 21:23

      Caríssimo amigo, pena que só vi esse debate, hoje, 19/11/13, e discordo totalmente da sua opinião, pois, uma empresa que tira muito dinheiro em uma região como a Nacional de Grafite , tira do município de Pedra Azul, ela tem SIM, por obrigação fazer MUITO mais do que tem feito. Porque além de tantos lucros, "ela" está deixando um buraco no nosso meio ambiente que jamais, nem nossos tataranetos verão solução. Venha aqui, visite a Nacional de grafite, e com olhos verdadeiramente críticos, veja o que está acontecendo na nossa querida terrinha. Se fôssemos menos passivos e menos omissos veríamos com certeza o descaso, o desrespeito e o tanto que essa Empresa vem subestimando a inteligência dos Pedraazulenses.

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  2. Discordo do que disse De Carvalho, pois apesar da Grafite não ter tais obrigações, o interesse deve partir de ambos os lados ou qualquer dos lados.
    Ao contrário do que pensa, investir numa cidade pode gerar sim lucros a empresa como o bem-estar de seus funcionários. É uma gestão diferenciada, baseada no bem-estar dos funcionários, que por sua vez, produzem mais e melhor.
    A Nacional de Grafite trafega com seus caminhões, ônibus e demais veículos por vias em péssimas condições, além de estradas sem qualquer tipo de pavimentação, desgastando os veículos, aumentando o consumo de combustíveis, entre outros danos. Tentar resolver este problema, seja investindo com dinheiro particular ou provocando o poder público, diminuiria gastos com combustível e consertos, não é?
    E respeitar o ponto de vista de alguém, inclui não ser descortês. Ademais, o que pra você é mesquinharia, pra mim é um nobre gesto de um pedrazulense realmente preocupado com o bem-estar de seu povo. Poucos são os que têm coragem de mostrar a sua opinião abertamente quando se trata de criticar os grandes. Se eu fosse você, me espelharia um pouco mais nele ao invés de criticá-lo. Você mostrou uma atitude de quem se beneficia com a situação do jeito que está ou que se mostra totalmente apático à situação desumana e desigual em que vivemos atualmente. Reflita!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. A verdade, é que a empresa: Nacional de Grafite não tem nenhuma responsabilidade social. Usa as vias públicas trafegando com seus ônibus e caminhões, danificando-as ( já não são tão boas assim ). Explora o solo, de onde obtiveram parte de suas riquezas, como disseram bem nos comentários anteriores, e em troca, simplesmente não fazem nada. Fingem muito bem, que desconhecem o que é responsabilidade social.
    Responsabilidade Social é uma prática, um conceito apenas ou a soma dos dois? A partir da década de 1990, desenvolver a cultura da Responsabilidade Social tornou-se quase um imperativo de gestão para as empresas que pretendem se manter competitivas
    em seus respectivos mercados. Muitas, porém, ateiam o terreno, míopes, e não encontram o caminho para o que deve ser um legítimo programa de Responsabilidade Social. Abrem-se assim
    os flancos para as críticas.
    Há quem afirme que as empresas nada mais fazem do que expiarse tardiamente de uma culpa histórica por produzir bens e miséria
    a um só tempo. Teria portanto chegado o tempo de procurar "corrigir" esse mal por meio de ações sociais. Seria uma forma de reportar-se à sociedade nos seguintes termos: "OK, sabemos
    que durante os últimos anos nós nos portamos muito mal, poluímos rios, devastamos florestas, extinguimos espécies animais e vegetais e produzimos milhões de famélicos ao redor
    do planeta, mas estamos dispostos a corrigir esse imenso equívoco. A partir de agora, manteremos a grama aparada nas praças da cidade".
    Os críticos garantem que, nesse escopo, trata-se de uma ação meramente de Marketing Social, sem resultados tangíveis. Os defensores da Responsabilidade Social dizem não ser bem essa
    a idéia. Segundo eles, as grandes empresas chegaram à conhecida "sinuca-de-bico": ou ajudam de fato a promover o bemestar social, independentemente da participação dos governos locais, regionais e federais, ou emborcam junto com as populações.
    E entram aí ações em prol do meio ambiente, da educação, da saúde, enfim, do resgate da qualidade de vida às pessoas, para que elas continuem e, em alguns casos, até voltem a ser cidadãos
    e consumidores.

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