Governo de Minas incentiva formação de Consórcio de Resíduo Sólido do Jequitinhonha
Com objetivo de acabar com os lixões, nove cidades do baixo Jequitinhonha iniciaram a articulação com o Governo do Estado para formatação do consórcio
É O FIM DOS LIXÕES |
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) apresentou, nesta quinta-feira (16), na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a política de Resíduos Sólidos e de Saneamento Básico desenvolvida pelo Governo de Minas. A apresentação foi feita durante a Caravana da Saúde, evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no município.
Na oportunidade, foram discutidas com os prefeitos da região, que estão se organizando para formar um Consórcio de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos, as vantagens e a necessidade de os municípios se unirem para acabar com os locais inadequados de destinação do lixo.
Durante o encontro, a Sedru iniciou uma parceria com nove prefeituras do baixo Jequitinhonha (Bandeira, Pedra Azul, Jordânia, Santo Antônio do Jacinto, Jacinto, Felisburgo, Santa Maria do Salto, Rubim e Divisópolis), que estão iniciando o processo de consorciamento. A Sedru apoiará os municípios oferecendo auxílio nos serviços de assessoria jurídica, técnica e institucional, na formatação do consórcio até implantação do empreendimento e também no processo de captação de recursos junto à União para a realização dos projetos e das obras de necessárias.
Para a especialista em Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso, a gestão correta dos resíduos sólidos é hoje prioridade das políticas urbanas desenvolvidas pelo Governo de Minas.
“Estamos percorrendo todo o Estado com o objetivo de mostrar para as prefeituras mineiras a importância da gestão compartilhada do lixo, através dos consórcios. Nossa meta é que cheguemos o mais breve possível à erradicação dos lixões no Estado e isso acontecerá de forma mais rápida se contarmos com a união dos municípios, uma vez que esse problema é comum a quase todas as cidades mineiras”, disse.
Água e Esgoto
Aproveitando o evento da ALMG, que tem enfoque na promoção da saúde, a Sedru também apresentou suas ações voltadas para o fornecimento de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Vale do Jequitinhonha, em localidades com menos de 5 mil habitantes e que não possuem a concessão da Copasa ou da Copanor.
“Por ser uma região que apresenta baixos indicadores sociais e econômicos, o Governo de Minas vem intensificando os investimentos no Jequitinhonha. No saneamento, grande parte dos recursos da Sedru é destinada para a execução de obras que estão melhorando a saúde e as condições de vida da população”, destacou Edicleusa Veloso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário