Tania Rego, Agência Brasil
PF identifica empresa de telemarketing do Rio que espalhou boatos do Bolsa Família
Descoberta reforça a tese de que a ação tenha sido organizada
JAILTON DE CARVALHO, em O Globo
Publicado: 24/05/13 – 19h08
Atualizado: 24/05/13 – 19h42
BRASÍLIA – Em menos de uma semana de investigação, a Polícia Federal descobriu indícios de que uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro foi usada para difundir o boato de que o Bolsa Família, o principal programa social do governo federal, iria acabar. Mensagem de voz distribuída pela central anuncia o fim do programa, conforme dados do inquérito aberto no início da semana a partir de uma determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A descoberta reforça a tese de que a ação tenha sido organizada.
A polícia tentará agora descobrir quem contratou os serviços de telemarketing e se, de fato, existe algum grupo com interesse político-eleitoral por trás da tentativa de se assustar os beneficiários do Bolsa Família. A polícia decidiu também interrogar, a partir da próxima semana, as 200 primeiras pessoas a fazer saques logo após o início da disseminação dos boatos sobre o fim dos programas. A polícia quer saber como cada um deles foi informado sobre o fim do programa.
— Está comprovado o uso do telemarketing — disse ao GLOBO uma fonte que está acompanhando de perto as investigações.
Os boatos sobre o falso fim do programa começaram a ser difundidos no sábado passado e provocaram uma corrida em massa à agências da Caixa Econômica Federal, pagadora do benefício. Os primeiros saques foram feitos no Maranhão, Pará e Ceará por volta de 11h do sábado passado, 30 minutos depois do registro de uma das ligações da central de telemarketing sobre o falso fim do programa. No dia seguinte, os terminais da Caixa registravam 900 mil saques no valor total de R$ 152 milhões.
A presidente Dilma Rousseff classificou a ação de criminosa. Cardozo disse que a hipótese mais provável é que se tratava de uma manobra orquestrada. A ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos,Maria do Rosário, chegou a insinuar, no twitter que os boatos teriam partido da oposição. Líderes da oposição reagiram e passaram a levantar suspeitas sobre setores do governo que, no fim das contas, acabariam obtendo dividendos políticos com o caso.
Os investigadores do caso tentam se manter longe dos embates políticos, mas não descartam que o episódio tenha alguma conotação eleitoral. O Bolsa Família tem sido motivo de debate nas principais eleições nos últimos anos. A partir do aprofundamento sobre o uso do telemarketing e de declarações dos beneficiários, a polícia entende que poderá esclarecer o caso.
PS do Viomundo: Tem dinheiro no meio. Quem investiria dinheiro nisso, que não fosse por interesse eleitoral?
Comentário por Igor Dias: Incrível a ingenuidade das pessoas! Como são tão facilmente manipuladas pela mídia comprada que temos atualmente. Para os críticos do Bolsa Família, excluindo quaisquer escolhas partidárias, peço que faça a seguinte análise. O Governo distribui renda para as camadas mais carentes da sociedade, possibilitando a essas pessoas melhor qualidade de vida. Essa camada da sociedade, usa o dinheiro distribuído a eles pelo Governo para comprar; dessa atitude decorrem duas vertentes que beneficiam a todos: grande parte desse dinheiro retorna ao governo sob a forma de impostos e aumenta as vendas do comércio, aumentando também as vagas de emprego no comércio e na produção. Logo, a sociedade terá uma maior oferta de emprego; com mais emprego, mas pessoas comprando, mais impostos recolhidos; com mais compras e impostos, vem mais empregos e investimentos na sociedade. É o que se chama na atualidade de sustentabilidade. As empresas e o governo investem na sociedade que por sua vez, acabará aumentando a arrecadação do governo e a lucratividade das empresas. Enquanto isso, oportunistas políticos derramam campanhas direcionadas a classe média baixa que não recebe esse benefício de forma a colocá-los contra o governo. Eu sugiro a essa mesma classe média baixa que pense bem, pois talvez o emprego e o salário que você tem hoje se originou da capacidade de compra dessa camada da sociedade. E diminuam seu ego, ou vocês acham mesmo que sozinhos carregam o Brasil nas costas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário