sexta-feira, 12 de julho de 2013

Nos ajude a asfaltar o Vale do Jequitinhonha


O Governo de Minas parece ter tido reação positiva as cobranças do povo do Vale do Jequitinhonha sobre suas estradas de terra. O povo do Vale acordou e agora cobra seus direitos! 
Mas tudo isso ainda é pouco. Prova disso é o fato de trechos importantes ainda não fazerem parte do programa do governo estadual "Caminhos de Minas".
Todas as épocas são corretas pra população exigir seus direitos, mas a época mais propícia é a véspera de eleições. Nesse sentido, pedimos o apoio da população para que envie mensagem a SETOP/MG - Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais no seguinte link http://www.transportes.mg.gov.br/fale-conosco com a seguinte redação:
A mesma mensagem pode ser encaminhada a SEDVAN - Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas no link http://www.idene.mg.gov.br/contato.php.


Senhores,

Como cidadão do Vale do Jequitinhonha, solicito a inclusão dos trechos listados a seguir no Programa Estadual "Caminhos de Minas", pois são rodovias importantes para desenvolver a economia local e facilitar o alcance a serviços públicos e privados essenciais a nossa dignidade de seres humanos como a educação. 

Pedimos também agilidade no asfaltamento dos trechos do Vale do Jequitinhonha já constantes no programa "Caminhos de Minas". Temos pressa em nossa solicitação, pois fomos deixados a margem durante muito tempo pelo poder governante estadual e federal que a tempos nos relegou e nos criou o esteriótipo de "Vale da Miséria"! Se nos falta educação é porque não temos instituições de ensino adequadas. Se não temos saúde é porque nos falta instituições de saúde adequadas. Se nos falta uma economia forte é porque os investimentos em infra-estrutura não chegam até nós, sendo um deles o investimento em pavimentação de nossas rodovias.

Certos da compreensão dos senhores, encaminhamos nossos trechos ainda não inclusos no programa de pavimentação do governo estadual.

BAIXO JEQUITINHONHA

Pedra Azul – Mata Verde – Divisópolis
Águas Vermelhas – Cachoeira de Pajeú
Jordânia – Salto da Divisa
Bandeira – Macarani/BA
Palmópolis – Jucuruçu/BA
Águas Vermelhas – Berizal
Rubim – Santo Antônio do Jacinto

MÉDIO JEQUITINHONHA

Berilo – Lelivéldia – Grão Mogol
Berilo – José Gonçalves de Minas
Comercinho – Rubelita
Itinga – Comercinho
Estiva – Itaobim
Barrocão (Grão Mogol) – Adão Colares – Botumirim

ALTO JEQUITINHONHA

Minas Novas – Leme do Prado

Monjolos – Santo Hipólito

Com relação ao trecho Pedra Azul – Mata Verde – Divisópolis, apresento objetivo e motivação para que a pavimentação seja feita conforme descreverei abaixo:

OBJETIVO

            O presente texto tem como objetivo solicitar a inclusão do trecho que liga as cidades de Pedra Azul, Divisópolis e Mata Verde no programa Caminhos de Minas.
·         Pedra Azul: 23.839 habitantes
o   Araçagi: Distrito pertencente a cidade de Pedra Azul
o   Giçaras: Distrito pertencente a cidade de Pedra Azul
·         Mata Verde: 7.874 habitantes
·         Divisópolis: 8.974
·         População Beneficiada diretamente: 40.687
·         Tamanho do trecho: 84 km

MOTIVAÇÃO

            O motivo para a solicitação de inclusão deste trecho é sua importância como rota de ligação entre as cidades de Pedra Azul, Divisópolis e Mata Verde, dos distritos de Araçagi e Giçaras a sua cidade sede Pedra Azul e melhorar o trecho utilizado pela empresa Graffite, uma das maiores empresas da região.
            A importância do trecho entre as cidades está no fato de Divisópolis e Mata Verde dependerem em grande parte do município de Pedra Azul por ser este município sede de muitos serviços não disponíveis naquelas cidades, sendo o mais próximo delas para lhes prestar auxílio.
            Os distritos de Araçagi e Giçaras também dependem da cidade de Pedra Azul pelo fato de ambos pertencerem a cidade e necessitarem de seus serviços de saúde, segurança pública, justiça, entre outros.
            Já a Nacional de Graffite, importante empresa brasileira de extração de gravite, encontrou em Pedra Azul uma das maiores reservas de grafite do mundo e da melhor qualidade devido a pureza em que se encontra o material. Por este motivo, depende da estrada para a escoação da produção feita através de caminhões. Como grande parte da mão de obra é de Pedra Azul, também há o deslocamento de ônibus em todos os turnos da empresa para o deslocamento dos funcionários.
            Há também, próximo ao distrito de Araçagi e da Graffite um aeroporto que pode ser utilizado para toda essa região, mas que tem o uso bastante reduzido devido ao fato de se localizar em uma estrada de terra.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...