DNIT garante que asfalto da BR 367 sairá em 2014
Projeto de engenharia já está sendo elaborado pela empresa CONSOL
O deputado também afirmou que a presidente Dilma Rousseff prometeu levar as obras adiante em evento realizado em Jenipapo de Minas em 2010, enfatizando o fato de nenhuma intervenção ter sido realizada no local até o momento.
Dnit e DER confirmam projeto de execução das obras
Requerimentos
– Após a audiência pública, os deputados apresentaram oito requerimentos relativos ao tema da reunião. Eles pretendem que sejam encaminhados ofícios ao Dnit e ao DER-MG solicitando informações sobre o projeto de Contratos de Restauração e Manutenção da Malha Rodoviária Federal (Crema) II; os motivos da construção de pontes provisórias no trecho entre Salto da Divisa e Jacinto; o cronograma de execução e a prestação de contas relativos ao convênio firmado entre o Dnit e o DER-MG em 2002; e o projeto executivo para o asfaltamento dos trechos de estrada de terra da BR-367.
O projeto de pavimentação do trecho da BR-367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, será concluído até o início de 2014. É o que informou o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (Dnit) José Carlos Ribeiro, em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em Berilo nesta quinta-feira (8/8/13).
A BR-367 é uma rodovia federal que se inicia em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e termina em Gouveia (Alto Jequitinhonha). Ela apresenta dois trechos em Minas Gerais: o primeiro liga a MG-405, em Jacinto, à MG-114, em Berilo, passando por Almenara, Jequitinhonha, Itaobim, Itinga, Araçuaí e Virgem da Lapa; o segundo vai de Minas Novas a Gouveia e engloba os municípios de Turmalina, Couto de Magalhães de Minas e Diamantina.
A pavimentação da estrada entre Minas Novas e Virgem da Lapa é uma antiga reivindicação da população da região. Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que requereu a reunião, convênios entre o Dnit e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) foram assinados em 2002, no valor de quase R$ 60 milhões, para as obras de asfaltamento.
Os parlamentares presentes defenderam as obras na rodovia (Foto: Ricardo Barbosa) |
Por fim, Celinho do Sinttrocel destacou os benefícios que a pavimentação da rodovia trará para a região, como o melhor escoamento da produção e a integração dos municípios próximos. "A infraestrutra é um dos principais gargalos não só de Minas, mas do País. Essa estrada, por exemplo, é um terror para o motorista e para a sociedade", salientou.
Os prefeitos de Berilo, Araçuaí e Virgem da Lapa, Higor Coelho, Armando Paixão e Harley Oliveira, respectivamente, fizeram coro aos argumentos a favor da pavimentação da rodovia e se mostraram desapontados com o fato de as obras não terem sido realizadas até hoje. "Será que é preciso ocorrer algum acidente com mortes para que providências sejam tomadas?", indagou Higor Coelho. "Temos recursos aprovados para as obras, mas elas não saem do papel. Temos que fazer um movimento suprapartidário para o bem do Vale do Jequitinhonha", acrescentou Harley Oliveira.
Dnit e DER confirmam projeto de execução das obras
A audiência pública aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Berilo (Foto: Ricardo Barbosa) |
Tanto representante do Dnit, José Carlos Ribeiro, quanto o coordenador regional do DER-MG, Marco Antônio de Lima, garantiram que o projeto de execução das obras de pavimentação da BR-367 estará pronto no mais tardar até o início de 2014. "Contratamos uma empresa de consultoria em maio para realizar o projeto.
O prazo para sua conclusão é de aproximadamente um ano", explicou José Carlos Ribeiro. O supervisor do Dnit também informou que as obras serão realizadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) e que o órgão já assinou convênio com o Exército para a prestação de serviços de manutenção no trecho de estrada de terra enquanto as obras não se iniciam.
Marco Antônio de Lima fez questão de frisar que compreende a apreensão da população em relação à BR-367, uma via problemática devido à sua localização e composição, segundo o coordenador do DER-MG. "Esta é uma das rodovias mais dificeis de se conservar no País, pois apresenta muitas rampas, solo desgastado, seco e com falta de cascalho", resumiu.
Requerimentos
Os parlamentares também solicitaram que seja inserido no projeto executivo do lote 1 da referida rodovia as pontes e os trechos não asfaltados entre Jequitinhonha e Jacinto; que o trecho do lote 1 passe o mais perto possível do perímetro urbano de Salto da Divisa; que sejam aceleradas as providências necessárias para o processo licitatório de pavimentação da BR-367 no trecho entre Minas Novas e Virgem da Lapa; e que as notas taquigráficas da audiência sejam encaminhadas ao ministro dos Trasportes, ao presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e para o superintendente do Dnit Álvaro Campos de Carvalho, bem como aos deputados estaduais, federais e senadores mineiros, à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, ao governador Antonio Anastasia e à presidente Dilma Rousseff.
FONTE: ALMG via blog do Banu
FALTA DE CONHECIMENTO DOS DEPUTADOS SOBRE A REALIDADE DO VALE DO JEQUITINHONHA IRRITOU A POPULAÇÃO
Gino Freire publicou no grupo BR 367 - EU QUERO ASFALTO o seguinte trecho:
ALGUNS TRECHOS DAS PÉROLAS DITAS POR ALGUNS POLÍTICOS E ASSESSORES NA AUDIÊNCIA EM BERILO:
1) O ASFALTO NA BR 367 É COMO UMA LOCOMOTIVA NUM TÚNEL NUMA VIAGEM SEM FIM. ( Uai..será que vão levar embora nosso asfalto de trem?)
2) Agradecemos o povo aqui do "NORTE de MINAS". ( Vixe, erraram o local)
3) O asfalto tem de sair logo para vocês poderem EXPORTAR sua produção de tomate, cebola, etc. ( Esqueceram-se que só exportamos peões para o corte de cana, pois o granito e as pedras preciosas são contrabandeados)
4) Vivemos a mesma realidade de vocês lá no VALE DO AÇO. ( Pirou de vez, o VALE DO AÇO concentra uma das regiões mais ricas do país. Grande produção industrial, alto PIB, muitas escolas de cursos superior, medicina avançada, e grande exportadora de minério e agora tá EXPORTANDO DEPUTADO para o JEQUITINHONHA.
5) AQUI tem algum lugar para a gente comer com decência? ( Não, minha amiga, aqui não se come, não se bebe, não se pensa, não se vive..aqui e é o VALE DA MISÉRIA, se esqueceu?
tem outras. uma da vontade de rir, outras dá vontade de chorar, estou revendo a gravação. (Feita por nós, pois a gravação deles eles se negaram a fornecer, disseram que é muito burocrático e era melhor deixar para lá).
1) O ASFALTO NA BR 367 É COMO UMA LOCOMOTIVA NUM TÚNEL NUMA VIAGEM SEM FIM. ( Uai..será que vão levar embora nosso asfalto de trem?)
2) Agradecemos o povo aqui do "NORTE de MINAS". ( Vixe, erraram o local)
3) O asfalto tem de sair logo para vocês poderem EXPORTAR sua produção de tomate, cebola, etc. ( Esqueceram-se que só exportamos peões para o corte de cana, pois o granito e as pedras preciosas são contrabandeados)
4) Vivemos a mesma realidade de vocês lá no VALE DO AÇO. ( Pirou de vez, o VALE DO AÇO concentra uma das regiões mais ricas do país. Grande produção industrial, alto PIB, muitas escolas de cursos superior, medicina avançada, e grande exportadora de minério e agora tá EXPORTANDO DEPUTADO para o JEQUITINHONHA.
5) AQUI tem algum lugar para a gente comer com decência? ( Não, minha amiga, aqui não se come, não se bebe, não se pensa, não se vive..aqui e é o VALE DA MISÉRIA, se esqueceu?
tem outras. uma da vontade de rir, outras dá vontade de chorar, estou revendo a gravação. (Feita por nós, pois a gravação deles eles se negaram a fornecer, disseram que é muito burocrático e era melhor deixar para lá).
Nenhum comentário:
Postar um comentário