No Vale do Jequitinhonha, os municípios com maior cobertura de vacinação são os de Salto da Divisa, Bandeira, Rio do Prado, Divisópolis, Palmópolis e Monte Formoso
Allan Campos/GRS Pedra Azul
Idoso é vacinado no município de Jacinto
Com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, tem mobilizado os municípios do Vale do Jequitinhonha para que possam imunizar o público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.
Nessa primeira semana da campanha, que começou no dia 15 de abril, a GRS Pedra Azul imunizou 20.458 pessoas, sendo 14.941 idosos (35,78%), 2.780 crianças (44%) da faixa etária entre seis meses e dois anos, 1.273 gestantes (40,31%), 1.239 trabalhadores de saúde (33,96%) e 225 puérperas (43,27%). A região não conta com população indígena, que também faz parte da campanha. A meta continua a mesma dos anos anteriores: vacinar 80% dos grupos prioritários.
Imunização nos municípios
No Vale do Jequitinhonha, os municípios com maior cobertura de vacinação são os de Salto da Divisa (62,11% do público alvo foi imunizado), Bandeira (57,97%), Rio do Prado (55,51%), Divisópolis (48,92%), Palmópolis (43,88) e Monte Formoso (43,57%). Em Bandeira e Jordânia, mais de 60% das crianças já receberam a dose da vacina. Em alguns municípios, a meta de vacinação de determinados públicos já foi alcançada, como é o caso de Mata Verde, com a imunização dos trabalhadores de saúde, e dos municípios de Comercinho, Felisburgo, Itinga e Santo Antônio do Jacinto, com a vacinação das puérperas.
A coordenadora da Atenção Primária do município de Jacinto, Ana Carolina Nonato, contou que a população tem procurado os postos de vacinação e que os profissionais de saúde têm realizado a divulgação da campanha. “A população tem sido vacinada nas Unidades de Saúde de Avaí, Jaguarão, Bom Jardim, Vida Nova e Amigos da Família, no Posto de Saúde de Conceição e no Posto Móvel localizado na rodoviária”, informou. Na cidade, 71% dos trabalhadores de saúde e 41,77% das crianças já procuraram essas unidades de saúde para receber a dose da vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário