Rodovia de 94,8 quilômetros atende ao agronegócio do gado, soja e milho de Paracatu e João Pinheiro.
Dois trechos dos Caminhos do Vale são menores, mas estão na poeira: Virgem da Lapa-Lelivéldia-Ijicatu e Chapada do Norte-Leme do Prado.
O governador Antônio Anastasia autorizou, na semana passada, dia
25.09, na cidade de Paracatu, no noroeste de Minas, perto de Brasília, o
início de obras de pavimentação do trecho de rodovia entre os
entroncamentos LMG-690 (Paracatu) - Entre Ribeiros - MG-181 (Brasilândia
de Minas).
A obra contará com investimentos de R$ 149,9 milhões, incluindo
desapropriações. O trecho possui 94,8 quilômetros e está entre os dez
mais extensos do Caminhos de Minas.
Esta obra passará por muitas fazendas de gado, soja e milho, servindo
à pequena cidade de Brasilândia de Minas, em um município de 12. 821
habitantes, emancipado de João Pinheiro, em 1997.
Por que o Governador não investe no Vale do Jequitinhonha?
Porque o Vale do Jequitinhonha não tem lideranças políticas -
deputados estaduais e federais - que pressionam o governo para executar
obras estruturantes como pavimentação de estradas, hospitais regionais
ou investimentos em energia e comunicações para atrair investimentos
públicos e privados.
Esta obra no noroeste acontece devido à pressão dos deputados
estaduais Mauri Torres (PSDB) e Gustavo Perrela (PV), deputados federais
Antônio Andrade e Silas Brasileiro (PMDB), Eros Biondini (PTB).
O Vale do Jequitinhonha não tem parlamentar que pode chamar de seu.
Sempre a prioridade do deputado estadual ou federal é sua terra de
origem. Depois, se sobrar ele pensará no Vale, que só serve para
complementar sua votação e decidir sua eleição.
Esta obra de asfalto anunciada para o noroeste tem uma extensão maior
que o trecho entre Virgem da Lapa-Lelivéldia-Ijicatu (José Gonçalves de
Minas), no Médio Jequitinhonha, que ligaria o Vale pela via asfáltica.
São apenas 40,5 km de asfalto.
Outra obra fundamental é o asfalto entre Chapada do Norte e Leme do Prado, com apenas 18 km.
Ou seja, 58,5 km aplicados no Vale do Jequitinhonha dariam um impacto
sócio-econômico muito grande. Cerca de metade do investimento da obra
anunciada no noroeste de Minas.
Há vários outros trechos ns Caminhos do Vale que necessitam urgente
de pavimentação como Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves,
Araçuaí- Novo Cruzeiro e Almenara-Pedra Azul, entre tantos outros.
Mas, o agronegócio e os interesses de deputados votados no noroeste
têm prioridade na agenda e investimentos do governo de Minas.
Blog do Banu
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