sábado, 11 de maio de 2013

A preguiça de ler e pensar do brasileiro


Por Igor Dias

Depois do facebook, virou comum as pessoas fazerem cartazinhos com dizeres e imagens criticando um ou outro fato. Isso é ótimo! O uso das redes sociais como forma de mobilização e conscientização social é um avanço inenarrável para a população mundial. O problema é outro. Corriqueiramente, damos uma pequena olhada para analisar se vai ou não de acordo com os nossos princípios e curtimos, compartilhamos, etc. Acabamos nos esquecendo de fazer uma coisa muito importante: não analisamos um pouco mais à fundo aquela situação.

Esses dias, cometi um erro desses: estava ouvindo aquele falacionismo  sobre o auxílio reclusão e fiquei boquiaberto. Não pensei duas vezes e compartilhei. Então uma amiga veio me corrigir e me explicou que na verdade, as únicas pessoas que recebem esse auxílio é a família do condenado que se encontrava na condição de segurado do INSS à época em que foi preso, ou seja, ele contribuiu com o Estado durante algum tempo para poder gozar de benefícios depois. Como diria um amigo meu, “falou do que não sabe e levou bate”!

Conclusão: é preciso que analisemos uma questão mais a fundo antes de nos posicionarmos sobre ela principalmente quando se trata de política e religião, onde o fanatismo e os espertalhões dissimulados estão a espreita para nos fazer acreditar em fatos inverídicos ou dissimulados.

O mesmo cuidado deve ser tomado com os meios de comunicação que desde minha infância, já eram parciais. Tem revistas por ai que lançam imagens e títulos crucificando determinado candidato e quando você para pra ler o texto, na maioria das vezes, consegue distinguir ali mais fatos que dignos de elogio daquele candidato do que fatos que o criticam. Então, se  você lê uma revista que sempre critica um partido e elogia outro, deve deixar de lê-la ou tomar bastante cuidado para não ser enganado. Se não conseguir encontrar revistas imparciais, procure olhar os dois lados da moeda para ter um entendimento melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...