Comandante do grupamento de engenharia informa que este é o trecho mais crítico
A BR 367 será recuperada pelo Exército Brasileiro segundo o Termo de Cooperação entre o DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre e o 11º BEC/Exército Brasileiro/Ministério da Defesa, de Araguari/MG, cujo objeto é a execução dos serviços de conservação na rodovia.
A
ponte de madeira sobre o rio Capivari, a 2 km da cidade de Chapada do
Norte, já fez muitas vítimas. Movimentos alertam para fazer seguro de
vida, antes de atravessá-la.
A BR 367 será recuperada pelo Exército Brasileiro segundo o Termo de Cooperação entre o DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre e o 11º BEC/Exército Brasileiro/Ministério da Defesa, de Araguari/MG, cujo objeto é a execução dos serviços de conservação na rodovia.
O Termo prevê o prazo de execução de 24 meses, com o valor total de R$ 23 milhões.
Em entrevista ao jornal Gazeta de Araçuaí, o Major Cordeiro, do Batalhão de Engenharia de Araguari-MG, informou que as
obras de recuperação de um trecho de 63 km da BR-367 no Vale do
Jequitinhonha (MG), por um grupamento do Exército Brasileiro, terão
início no dia 10 de fevereiro.
O comandante informa ainda que a prioridade inicial é a recuperação do
trecho de 20 km, entre Berilo e Chapada do Norte, no Médio
Jequitinhonha.
Um grupo de 30 soldados já chegou à região, estando alojados na cidade
de Virgem da Lapa, na antiga agência do Banco do Brasil, segundo a mesma
reportagem.
O trecho entre Berilo e Chapada do
Norte está intransitável. " A estrada acabou", disse Maria Sales,
agricultora que tem uma pequena fazenda, a 2 km da cidade de Berilo. Em
frente à sede da fazenda, foi feito um desvio de 50 metros para
possibilitar a passagem de veículos.
Ponte
de madeira sobre o córrego Água Suja, na saída de Berilo para Chapada
do Norte. Na foto, um acidente, em julho de 2010, com o caminhão da
empresa EFERCO, responsabilizada pelo DER - Departamento de Estradas e
Rodagens para cuidar de reparos na rodovia.
Nos próximos 10 km, antes de Chapada do
Norte, há vários trechos críticos. Na entrada do povoado Vila Santo
Izidoro, na Fazenda Painas, uma barroca nas laterais da rodovia avança
para o meio da estrada, quase impedindo a passagem de qualquer veículo.
Um quilômetro acima, no Morro do
Pintor, a enxurrada abriu crateras no meio da estrada. Veículos baixos
passam por este trecho, arrastando o fundo ou a chapa de proteção do
motor.
Neste trecho de 20 km, duas pontes de
madeira estabelecem o limite de uma estrada que é federal, mas mais
parece ser vicinal, estrada de fazenda. Uma das pontes é sobre o
ribeirão Água Suja, na chegada de Berilo. A outra está localizada bem
perto da cidade de Chapada do Norte, sobre o rio Capivari, afluente do
rio Araçuaí.
Blog do Banu
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