sexta-feira, 25 de julho de 2014

Saiba o porquê dos automóveis serem tão caros no Brasil

Se as empresas responsáveis pelo mercado de automóveis conseguiu te ludibriar com a ideia de que o responsável é o custo Brasil e a alta carga tributária, vamos ajudá-lo a perceber o engodo. Na verdade, a margem de lucro de algumas montadoras no Brasil chega a ser três vezes maior que em outros países.

Isso quer dizer que enquanto nos preocupamos em culpar o governo, o real inimigo dos preços baixos para veículos são as próprias empresas do ramo que tem lucros exorbitantes em cima do consumidor. Ou podemos dizer que a culpa é nossa por ter a coragem de pagar R$ 33.000,00 em um Gol com seus acabamentos simples.

De acordo com reportagem do portal R7, os lucros no Brasil ajudaram a salvar diversas montadoras que tiveram resultados negativos no resto do mundo. Confira abaixo um trecho da reportagem:

"O analista alemão Stephan Keese, especialista em mercado automotivo da consultoria Roland Berger, diz que o Brasil ajudou a "salvar" os resultados globais de montadoras que não foram tão bem assim em outros países.

- Basicamente, todo o dinheiro que a Fiat ganhou no ano passado foi por causa da operação no Brasil. As montadoras ganham um bom dinheiro no país."

Para o portal, projetos de carros antigos - que já se pagaram - ajudam as empresas a saírem do buraco porque o consumidor ainda aceita comprar esses veículos. É bom lembrar que até esses dias os consumidores brasileiros se alegravam com o antigo FIAT Uno, uma relíquia dos carros antigos que aqui era aceito e bem pago. 

Confira mais um trecho da reportagem e um vídeo sobre o assunto.

"- No Brasil, estamos acostumados a associar preço a custo, e não se trata disso. Preço é uma questão de mercado. Se o produto vende, é porque tem alguém que está disposto a comprar. Aqui, [o carro] é mais caro porque tem gente disposta a pagar. E o preço mais alto aqui pode compensar uma margem menor [das montadoras] no exterior.

honda-city-g-20110211
Honda City fabricado no Brasil custa mais barato no México que no mercado nacional / Divulgação 

Brasil x México x Argentina 
O mercado nacional de automóveis é o quarto maior do mundo, atrás de China, Estados Unidos e Japão. Em 2010, mais de 3,3 milhões de carros e veículos comerciais leves foram vendidos, número 10,5% superior na comparação com 2009. O Brasil também exporta para países como México e, com base nos preços praticados lá, podemos ter uma ideia melhor de como são altos os valores por aqui.

Exemplo 1: o Honda City fabricado no Brasil e exportado para o México custa, por lá, o equivalente a R$ 29.379. Ainda que aplicássemos sobre o preço final a carga tributária máxima para veículos vendidos aqui (36,4% - que, na realidade, vale para veículos de cilindrada maior), o valor por lá ficaria em R$ 40 mil - são R$ 15 mil a menos do que o preço do City de entrada no Brasil.

Exemplo 2: o Volkswagen Gol 1.6 feito em São Bernardo do Campo (SP) custa R$ 17.863 para os mexicanos. Mais uma vez, se aplicássemos a carga tributária máxima para veículos vendidos aqui, o valor por lá ficaria em R$ 24.365. São praticamente R$ 9 mil a menos do que o preço brasileiro.

No caso de veículos importados da Argentina - como Ford Focus e Chevrolet Agile (veja tabela abaixo) - os valores praticados aqui também são consideravelmente mais altos, sem mencionar o fato de que muitos desses veículos são vendidos lá fora com mais equipamentos em sua versão básica do que aqui no Brasil."



R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...