segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Prefeituras e câmaras municipais não sabem tratar o público externo

Por Igor Dias

 

Uma constatação vergonhosa assola a imagem das prefeituras que parecem não se enquadrar como entes da federação quando o quesito é organização. Uma das partes mais falhas desse processo é o contato com o público externo. Informar e ser informado é um quesito essencial para a boa administração. 

A grande maioria das prefeituras não dá qualquer tipo de satisfação aos cidadãos sobre suas decisões, o que transmite uma certa desconfiança por parte da população sobre as decisões que estão sendo tomadas e gera aquele estereótipo de que político só aparece em época de campanha. Essa atitude também gera um grande prejuízo para os políticos honestos já que a divulgação de suas boas ações para o município seria uma forma legal de campanha antecipada.

Talvez pior do que isso seja a dificuldade ou inexistência de comunicação oriunda da sociedade, afinal um governante precisa conhecer a opinião de seus governados já que ele está lá para satisfazer as necessidades deles. A falta de ouvidorias, e-mails e outras formas mais simples de contato deixa a população de fora da democracia. Como a população poderá reclamar dos serviços prestados, do mau atendimento por parte de funcionários, solicitar documentos, leis municipais, símbolos do município se este não disponibiliza uma forma fácil e direta como os e-mails? 

Prefeituras podem até alegar que disponibilizam telefones, mas essa opção nunca é tão eficaz quanto o e-mail, além de ser bem mais cara. O comparecimento direto do cidadão à prefeitura também é dispendioso pelo fato de exigir o deslocamento dessa pessoa ao órgão público. Além disso, apesar da lei de acesso à informação prever que as prefeituras devem dispor de um espaço próprio para atender as solicitações dos cidadãos com funcionários treinados nos parâmetros da lei, a maioria delas ainda não colocou essa norma em prática, o que é um grave desrespeito a lei e pode ser denunciado ao Ministério Público.

Em Pedra Azul, a administração deu um passo a frente através da divulgação em carros de som, faixas pela cidade, informes e entrevistas pela rádio. Além disso, o site oficial está em processo de construção, mas a comunicação cidadão - administração ainda tem muito o que caminhar. Os e-mails apresentados por funcionários da prefeitura não respondem a mensagens a eles encaminhadas. Esses dias, um leitor do site solicitou o brasão e a bandeira do município. Por nossa vez, encaminhamos a solicitação a prefeitura, mas o e-mail nunca foi respondido. Só foi possível conseguir o brasão através de amigos na administração que se dispuseram a encaminhá-lo. Mesmo assim, o brasão apresentado era oriundo de uma placa feita para o município o que nos leva a pensar que a administração não possui os arquivos com o brasão e a bandeira da cidade e se realmente não os tem, não sabemos desde quando eles foram perdidos.

O que falta é um contato eletrônico que responda aos questionamentos da sociedade, encaminhe suas sugestões, reclamações, informações e diga ao cidadão quais as providências tomadas em relação àquela mensagem. Funcionários devem ser treinados para responder a essas demandas de forma cordial, prestativa e realmente eficaz. Os governos federal, estadual e alguns municipais são exemplos de como se deve proceder nessas demandas. O poder legislativo também conta com esse sistema e trabalha com ele de forma eficaz. No âmbito municipal, no entanto, o legislativo caminha com o executivo quando o assunto é contato da sociedade com a administração.

Enquanto nossos representantes não notam essa grande falha no processo democrático, só nos resta falar para nós mesmos. 

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