A ação educacional lida com a
heterogeneidade de competências clínicas e com a educação contínua das
equipes da Estratégia de Saúde da Família de Minas
O Programa de Educação Permanente (PEP) é uma intervenção educacional inovadora da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG)
para lidar com o ensino continuado dos médicos que atuam nas equipes de
Saúde da Família. Segundo João Batista Silvério, médico e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),
o programa tem potencial para melhorar o desempenho, organizar os
serviços, qualificar o cuidado e impactar positivamente os usuários.
“Além disso, os Grupos de Aperfeiçoamento Profissional (GAP) colaboram
para reduzir as taxas de investigações diagnósticas desnecessárias, as
prescrições incorretas de medicamentos, a variabilidade da prática
profissional e a rotatividade dos médicos nas Estratégias Saúde da
Família”, afirma João Batista.
No Vale do Jequitinhonha, sete GAPs estão distribuídos nos municípios
da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul: Almenara (2), Itaobim
(1), Jacinto (1), Jequitinhonha (1), Medina (1) e Pedra Azul (1). A
referência técnica de Educação Permanente da GRS Pedra Azul, Zeilzia
Santos, destaca que a proposta do PEP é fundamental, pois a região não
conta com universidades ou outras instituições que possam capacitar os
profissionais.
“Para termos sucesso nesse processo, temos dois personagens
fundamentais. O gestor, que deve liberar o profissional, e o médico, que
deve participar das reuniões, buscando se desenvolver
profissionalmente. Na região, temos feito um intenso trabalho de
divulgação do PEP, por entendermos a importância desse programa para a
melhoria da atenção primária”.
Para a coordenadora geral do PEP, da Universidade Federal dos Vales do
Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Leida Calegário, já se pode observar um
aumento da fixação dos médicos e na aplicação do método clínico centrado
na pessoa. “Estamos buscando garantir a capacitação dos 350 médicos que
atuam em 10 das Regiões Ampliadas de Saúde do Jequitinhonha e Nordeste
de Minas Gerias, áreas estas de atuação da UFVJM", enfatiza Leida.
"Na regional de Pedra Azul, o trabalho da UFVJM tem sido facilitado por
podermos contar com o apoio incondicional da GRS de Pedra Azul, além do
trabalho qualificado e da disponibilidade dos supervisores e
coordenador macrorregional do PEP. Muitos gestores municipais de saúde
também têm apoio a UFVJM e o PEP, incentivando e liberando seus
profissionais para participação nas atividades do Programa”, acrescenta
Leida.
O médico coordenador do GAP de Pedra Azul, Álvaro Dantas, frisa que é
importante que cada município envie seus médicos para que participem do
GAP, pois este seria um espaço para troca de experiências entre os
médicos, visando um constante aperfeiçoamento e alinhamento de
conhecimento entre os profissionais.
“Fazemos um trabalho que visa oferecer uma interação entre os médicos,
buscando estimular a permanência dos mesmos no interior, e reciclando os
seus conhecimentos. Com isso, esperamos unificar condutas médicas
através de produção de protocolos compatíveis com a realidade da nossa
região, e, assim, racionalizar medicamentos e exames complementares”,
afirma Álvaro.
Já a médica de Pedra Azul, Gleiciane Oliveira, declarou que o PEP tem
colaborado para renovar os seus conhecimentos na área médica.
“Evidentemente, uma das melhores coisas já realizadas em termos de saúde
pública foi a criação de um Programa de Educação Permanente, visto que a
medicina é uma área de extrema atualização, fazendo-se necessário
complementar a educação médica, em favor do bom atendimento aos
pacientes e da qualidade profissional e, consequentemente, da qualidade
de vida da população”, diz.
O que é o PEP
O PEP para Médicos de Família de Minas Gerais é uma ação educacional
promovida pela SES/MG para lidar com a heterogeneidade de competências
clínicas e a educação permanente dos médicos das equipes da Estratégia
de Saúde da Família (ESF) do estado mineiro.
Baseia-se nos princípios da aprendizagem de adultos e nas melhores
evidências científicas disponíveis na literatura internacional e
articula estratégias educacionais para aprendizagem individual, em
pequenos grupos, grandes grupos e de habilidades clínicas. O programa é
implementado em parceria com escolas de Medicina locais.
Agência Minas
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